Ansiedade: Preocupação com o que ainda não aconteceu

A vida agitada, os desgastes cotidianos, as cobranças do trabalho ou da família podem acabar gerando grande inquietação. Basicamente todas as pessoas sentem um fervor que antecede momentos importantes: a famosa ansiedade. A ansiedade é um estado de inquietação, preocupação e intraquilidade que pode provocar tensão e mal estar. Mudança de emprego, de casa, espera por notícias de algo importante podem te deixar em estado de alerta, podendo manifestar inclusive irritação.

A ansiedade pode ser o estímulo para fazermos algo, para resolver alguma pendência ou tomar uma atitude, mas ela também pode ser negativa quando te tira do foco do que realmente importa, para te fazer sofrer por antecedência. Uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central conseqüente à interpretação de uma situação de perigo.

Normalmente as pessoas ansiosas são nervosas, apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão. A agitação pode atrapalhar o sono, pois no estado de alerta torna-se mais difícil relaxar e dormir.Quando o nível de ansiedade é normal, as pessoas podem interagir socialmente e manter uma vida normal. Já em casos de ansiedade severa, a pessoa tem dificuldade de desempenhar simples atividades rotineiras. A ansiedade normal pode ser amenizada com exercícios de relaxamento, Ioga, acupuntura e outros tratamentos alternativos.

Se você acha que sofre de ansiedade deve procurar um médico psiquiatra que poderá avaliar se os sintomas são de transtornos de ansiedade generalizada ou apenas uma condição passageira. Caso seja diagnosticado o transtorno de ansiedade generalizada, o paciente passará por tratamento com medicamentos e psicoterapia cognitiva comportamental.


Dicas que ajudaram a controlar a ansiedade


1) Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade.

2) Para reduzir o seu estresse diário faça sessões de massagem e acupuntura regulares, além de yoga e meditação. Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach.

3) Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca.

4) Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos.

5) Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso.
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

De quem é a culpa do seu estresse?

Existem coisas simples na vida que ajudam e muito nesse processo de reduzir o estresse.

Tai Chi Chuan: Meditação em movimento

As mulheres que praticam o Tai Chi Chuan ganham mais equilíbrio emocional.

Pilates: Também para a mulher na terceira idade

Ganhando cada vez mais espaço nas academias, o Pilateschega também nas clínicas de reabilitação como eficiente alternativa de tratamento e prevenção.

Meditação: Momento especial para si mesma

A meditação acalma, traz equilíbrio entre o corpo, a mente e o mundo, harmonizando todas as funções biológicas da mulher.

Yoga: Uma nova vida para a mulher

Os benefícios da Yoga para a mulher. De origem hindu, a Yoga é conhecida como a ciência da sabedoria universal.

Para você, o que realmente é vida saudável?

Vida saudável não significa somente evitar ou tratar doenças.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França