O que fazer ao acordar desempregada?

 mulher desempregada
O mundo atual passa por transformações rápidas onde as mulheres, são levadas a procurar mudanças diariamente para sobreviverem e nem percebem. Isso ocorre principalmente com relação ao mercado de trabalho. Com a globalização e o avanço tecnológico, muitas profissões vão sendo extintas, dando lugar a outras que atendam a demanda de um sistema cada vez mais exigente.

A tecnologia é importante, fundamental para o desenvolvimento das ciências, do ser humano e para o mundo que o cerca. Foi criada pelo homem, para facilitar sua vida mas, esse mesmo homem, se não se qualificar e manter-se aberto a mudanças,acaba sendo de certa forma, substituído por essa mesma tecnologia, ou seja o criador é engolido pela criatura.

Para nós mulheres, que sempre enfrentamos mais desafios que os homens, essa realidade torna-se ainda pior, uma vez que a sociedade sempre exige perfeição em tudo que tem o toque feminino. Para nos destacarmos profissionalmente, temos de provar várias vezes que realmente somos eficientes no que fazemos e ainda passar por várias etapas de avaliação que normalmente os homens não passam. E o pior de tudo, é que sempre ganhamos menos que eles.

Mas, mesmo com toda eficiência, nunca estamos preparadas emocionalmente para
trabalhar o dia todo, e no final do expediente, sermos despedidas sem saber o porquê. Diante de tal situação, de repente o que fazer? Será que você está preparada financeira e psicologicamente para esse inesperado? Afinal, nós mulheres sempre somos mais precavidas e mais maduras emocionalmente.

É importante manter a calma e reorganizar as finanças


Nesse caso, nós temos o direito de chorar sim, mas desesperar não. Nem tem motivos para desespero, uma vez que a situação não é definitiva. Falando em finanças, você costuma se precaver para esses momentos, ou sempre precisa pedir socorro à carteira do marido? Tomara que não precise disso, mas se precisar não se sinta constrangida, peça sim. Afinal, não é uma parceria?

O ideal é que você tenha condições de se manter sozinha economicamente, ou seja, que consiga pagar suas contas com seus próprios recursos, mantendo assim sua autonomia durante essa fase. Geralmente, uma situação de desemprego dura pouco, no máximo em seis meses a pessoa já está de volta ao mercado. Durante esse tempo, é importante que avalie seus gastos, tornando-se mais racional.

Não deixe de viver, fazer o que gosta, mas sim procure novas alternativas de gastos. Pensando nesses momentos de crise é que, se torna importante guardar sempre aquele dinheirinho, aquela pequena quantia mensal, que você nunca deve esperar que sobre do salário para guardar e sim, fazer compromisso como se fosse uma dívida a pagar todo mês. Coloque na lista de suas contas a pagar, o valor de sua poupança, faça essa dívida com você mesma. O ideal, é que pelo menos 10% de seu salário seja guardado mensalmente.

Aproveite e se atualize profissionalmente


Assim, se acordar desempregada, poderá manter seus compromissos e ainda aproveitar a folga para estudar mais, fazer algum curso para se atualizar profissionalmente e voltar ao mercado bem mais preparada, com o perfil que o mercado exige.

Não se esqueça, é muito importante também, não perder seus contatos nesse período e quem sabe, não é a hora de descobrir os novos talentos que você tem guardados e nem sabe? Pode ser o começo de uma nova etapa de sua vida que pode ser uma mudança profissional para melhor, afinal, nada na vida acontece por acaso.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Mulher, trabalho e família: parcerias que dão certo

A família não tem preço e sua realização de certa forma, também não.

Compulsão por trabalho, o drama das mulheres 'workaholics'

Dedicação excessiva à vida profissional é um desequilíbrio.

Ansiedade: Preocupação com o que ainda não aconteceu

A vida agitada, os desgastes cotidianos, as cobranças do trabalho ou da família podem acabar gerando grande inquietação.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França