Compulsão por trabalho, o drama das mulheres 'workaholics'

Compulsão por trabalho mulheres workaholics
Existem pessoas que trabalham muito, durante horas e não conseguem relaxar nem mesmo nas horas de lazer. Elas levam o trabalho para casa, ocupam a mente com preocupações de relatórios que devem entregar e tarefas que precisam ser feitas. São as chamadas de workaholics. O nome é surgiu da expressão americana que significa compulsão pelo trabalho. O vício é um hábito que tem atingido cada vez mais mulheres, que em busca do posicionamento profissional, deixam casa, família, amigos e até filhos em segundo plano para se dedicar ao trabalho.

Se você sofre deste mal, saiba que os motivos para tanta dedicação podem ocultar insegurança, ansiedade e medo de críticas. Você se cobra mais do que imagina que as outras pessoas possam cobrar, por medo de receber alguma crítica. Com isso, acaba exigindo demais de si mesma e relegando as demais atividades da vida.


Sua dedicação ao trabalho é excessiva?


Se você tem dúvidas se sua dedicação ao trabalho é excessiva, analise seu comportamento. Você sempre leva trabalho para casa? Aceita mais tarefas, mesmo sabendo que ficará sobrecarregada? Já deixou de comparecer a eventos importantes para realizar algum trabalho? Se sim, você pode ser um workaholics e, em algum momento, ver sua vida pessoal desmoronar.

Faça uma auto-análise e avalie se não há exageros. Você será cobrado por pessoas que ama e sentem-se magoados com este comportamento. Sua qualidade de vida ficará prejudicada e até mesmo sua saúde.

Não existe um tratamento específico, mas sim uma mudança de hábito, que virá por meio de reflexão. Separe os momentos de trabalho e sua vida pessoal. Por mais que ame seu trabalho, imponha limites. Não ocupe seu horário de almoço com reuniões e muito menos substitua as refeições por lanches rápidos para ganhar tempo. Entenda que se não houver equilíbrio, em determinado momento sua saúde e felicidade estarão comprometidas. Repense sua rotina e equilibre seus horários.
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

Ansiedade: Preocupação com o que ainda não aconteceu

A vida agitada, os desgastes cotidianos, as cobranças do trabalho ou da família podem acabar gerando grande inquietação.

Síndrome das pernas inquietas: quero descansar, mas não consigo

O síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio relacionado ao sono, que se caracteriza por uma extensão rítmica das pernas.

Meditação: Momento especial para si mesma

A meditação acalma, traz equilíbrio entre o corpo, a mente e o mundo, harmonizando todas as funções biológicas da mulher.

Fobia social: É preciso admitir que precisa de ajuda

Na maioria das vezes confundida com timidez, a fobia social se caracteriza por medos e ansiedades em excesso de não ser aceito no meio social.

Para você, o que realmente é vida saudável?

Vida saudável não significa somente evitar ou tratar doenças.

Ter uma vida saudável parece difícil, mas não é impossível

Na correria dos dias atuais está cada vez mais difícil se ter uma vida saudável diante de tanto estresse

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França