Transtorno de personalidade obsessiva compulsiva: será que eu não tenho?

Transtorno de personalidade obsessiva compulsiva na mulher
Todos nós conhecemos, ou ouvimos falar de alguém com mania de limpeza, de organização. Alguém que, sempre ao sair de casa, volta várias vezes para conferir se fechou direitinho as portas e janelas, tem mania de lavar as mãos a toda hora e de tomar banho várias vezes ao dia. Pois pode ser que esse alguém tenha transtorno de personalidade obsessiva compulsiva. As características não param por aí.

Essas pessoas são extremamente perfeccionistas e detalhistas com tudo a sua volta de forma que chega a afetar suas relações interpessoais. São viciadas em trabalho a ponto de transformar uma simples viagem de férias na praia ou acampamento, numa verdadeira expedição de pesquisas envolvendo todos, só para não perder seu precioso tempo. Chega até a ser engraçado, se não estragasse as férias dos outros com sua rigorosidade em cumprir horários em plenas férias.

Por não confiarem muito na capacidade das pessoas, raramente conseguem atribuir-lhe totalmente tarefas. Geralmente são "econômicas ou precavidas", não gastando dinheiro sem necessidade, como elas mesmas dizem. Acabam por viver num padrão de vida bem abaixo do que podem ter, só para evitar "desperdício" ou guardar para quando precisar de verdade.

Tudo a sua volta deve seguir de acordo com seus padrões, são muitas vezes radicais em suas relações interpessoais, sendo capazes de exigir de uma criança, atitudes de adulto perante algumas situações.

No relacionamento a dois, a pessoa amada deve sempre andar sob seu domínio, isto é, de certa forma sob seu controle nos horários, maneira de vestir, com quem e aonde vai e até seus gastos. Tais atitudes muitas vezes, são confundidas com crises de ciúmes, mas não é. É simplesmente uma forma de manter as coisas sob seu ritmo e controle, sob sua organização, de ver que tudo está perfeito.

Transtorno de personalidade obsessiva compulsiva


É rigorosa quanto a ética e valores morais, obrigando as pessoas de seu convívio a obedecer a regras na rotina diária, pois são a seu ver, elas mesmas são disciplinadas ao extremo. Mas esses cuidados exagerados muitas vezes as impedem de concluir muitos projetos deixando-as embaraçadas com tarefas de última hora.

Muito preocupadas com pequenos detalhes no dia a dia, acabam por esquecer-se de compromissos importantes. Como raramente confiam na competência de alguém para ajudar nas atividades diárias, acabam sempre sofrendo sozinhas.

As causas desse transtorno, sempre vêm do passado, geralmente de algum fato ocorrido na infância onde, a pessoa pode ter sofrido algum trauma como violência, humilhação, rejeição. Na maioria dos casos essas pessoas com transtorno de Personalidade obsessiva compulsiva, são bem sucedidas profissionalmente.

Será que todos nós, temos esse transtorno. Pelo menos uns poucos dessas manias todos temos. Em casos de suspeita, o correto é procurar orientação adequada. Somente um médico especialista pode diagnosticar e se for necessário, tratar corretamente.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

O mau humor pode ser uma patologia grave e possui tratamento

Quem reclama de tudo pode estar doente. O mau humor patológico é chamado de distimia.

Você e sua autoestima estão se dando bem?

A boa autoestima te tira da frente do espelho e te inspira a abrir caminhos.

Culpa: E se eu tivesse feito outra coisa?

Dor na consciência? Saiba que o sentimento de autojulgamento é bastante comum e pode estagnar sua vida.

Depressão: O mal do século

Depressão. Essa palavra passou a fazer parte do dia a dia das mulheres e se tornou muito comum nos tempos modernos.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França