Anemia é de fácil tratamento, mas exige disciplina da mulher

mulher com anemia

Estima-se que cerca de 30% da população mundial sofre de algum tipo de anemia e grande parte dessas vítimas são mulheres e crianças. A anemia é caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos ou da hemoglobina que é responsável pela circulação do oxigênio pelo corpo. Se não há irrigação suficiente de oxigênio, o funcionamento do organismo fica comprometido.

As causas são várias. Mas, as mais comuns são alguma deficiência de vitaminas no organismo ou pode ser provocada também em consequência de lesões na flora intestinal, provocadas por vermes ou parasitas, levando a pequenas hemorragias nas paredes do intestino, alterando assim a harmonia dos componentes do sangue.

A anemia em crianças pode comprometer a capacidade de aprendizagem e o crescimento. Mulheres adultas, além dos motivos citados acima, estão também sujeitas a anemia por fatores como distúrbios do ciclo menstrual, onde às vezes se perde maior quantidade de sangue, trazendo debilidade e prejuízos à saúde, com sintomas que interferem em sua rotina de vida.

Os sintomas mais comuns da anemia


A anemia pode provocar:
- Tonturas
- Palidez nas pálpebras, unhas, língua
- Fraqueza
- Cansaço
- Falta de concentração
- Falta de apetite
- Baixa imunidade no organismo
- Desmaios
- Febres

Existem vários tipos de anemia


Anemia Falciforme: Se manifesta quando a hemoglobina produz eritrócitos em forma de foice ou seja em deformidade. Nesse caso, deve se evitar alimentos ricos em ferro e consumir itens ricos em ácido fólico

Anemia por deficiência de ácido fólico: É a carência de vitamina B9 no organismo. O ácido fólico é um componente da vitamina complexo B. No tratamento desse tipo de anemia recomenda-se o consumo de alimentos como folhas verdes, legumes, grãos integrais, levedura de cerveja. Em alguns casos, há necessidade de reposição vitamínica com medicamento à base de ácido fólico.

Anemia Perniciosa: É a falta da vitamina B12. È recomendado reforçar a alimentação com itens ricos nessa fonte vitamínica como fígado, ovos, carnes, leite e seus derivados e folhas verdes.

Anemia ferropriva: É a mais comum e consiste na falta de ferro no organismo a reposição desse mineral é feita através de medicamentos e alimentos como rim, fígado, frutas secas, ervilhas, vegetais verde escuro, pão integral.

Importante: Para melhor absorção do ferro no organismo é recomendado a associação de alimentos que contenham vitamina C como as frutas cítricas.

Sugestão: Ao ingerir fígado, prefira como sobremesa uma laranja.

Para um diagnóstico seguro sobre que tipo de anemia se está, a consulta médica ainda é a primeira atitude correta a ser tomada. Só ele, através de exames de sangue poderá dizer o que fazer.

Muitas vezes só uma reeducação dos hábitos alimentares é suficiente, Há casos de necessidade de complementação medicamentosa.

Nos casos de lesões intestinais e vermes o tratamento consiste primeiro em combater os parasitas com medicamentos para depois restituir as perdas de vitaminas ao organismo. Só seu médico vai saber o melhor para você de acordo com seu caso.

A anemia normalmente é de fácil tratamento, mas exige disciplina, principalmente com a alimentação, para um bom resultado.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

A dieta do tipo sanguíneo

Como emagrecer de acordo com o seu tipo de sangue

Os benefícios da ginástica aeróbica no corpo e na mente da mulher

Melhora o condicionamento físico geral, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a mulher.

De quem é a culpa do seu estresse?

Existem coisas simples na vida que ajudam e muito nesse processo de reduzir o estresse.

Ter uma vida saudável parece difícil, mas não é impossível

Na correria dos dias atuais está cada vez mais difícil se ter uma vida saudável diante de tanto estresse

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França