Cefaléia tensional, o segredo é relaxar

Cefaléia tensional Dores de cabeça problemas emocionais
Quem nunca sentiu uma forte dor de cabeça depois de um dia estressante? Algum problema ou aborrecimento acontece durante o dia e pronto, logo vem a dor de cabeça. Uma dor leve e moderada, podendo causar certa pressão na cabeça e desconforto forte. O nome disso é cefaléia tensional. Na medicina, ela é classificada de maneira primária.

A dor está relacionada a alguma tensão exterior e se você trabalha sobre pressão ou costuma ter chateações constantes, pode manifestar este tipo de cefaléia Como a dor é mais leve que a enxaqueca, normalmente as pessoas não costumam procurar médicos e abusam da automedicação. A medicina não comprova ligação genética ou hereditária para cefaléia tensional, mas alguns estudo apontam que pessoas que sofrem do problema possuem os músculos da cabeça mais sensíveis do que o normal.

O desencadeamento da dor é causado por um fator emocional. Geralmente, quem sofre de cefaléia tensional não é capaz de lidar com certos problemas e, por causa de preocupações excessivas e estresse acabam sentindo dores de cabeça constantes.

Dor de cabeça e tensão exterior


Os analgésicos apenas mascaram o problema que deve ser tratado. Pela medicina é possível realizar tratamentos que melhorem os níveis de serotonina e, desta forma, fortalecer os neurotransmissores que melhoram o humor. No entanto, tratar o lado emocional é absolutamente importante nesses casos. É preciso que você queira mudar a forma como encara os problemas para que a cefaléia tensional desapareça de sua vida.

Levar uma vida mais tranqüila, relaxar em momentos tensos e ter paciência com os problemas que a vida apresenta são extremamente necessários para quem quer se ver livre da dor de cabeça. O abuso de analgésicos e antiinflamatórios pode agravar o quadro, fazendo as dores serem mais constantes e mais intensas.

Técnicas de acupuntura e terapias alternativas costumam apresentar bons resultados para quem sofre de cefaléia tensional. Em alguns casos, o tratamento com psicólogos, capazes de analisar problemas mais profundos, também é recomendado.

É importante que cada pessoa descubra a maneira de relaxar diante das situações que a vida impõe. Uma música suave, meditação, ioga ou caminhada podem ser boas soluções. Sair com amigos, rir com filmes de comédia ou se dedicar a uma boa leitura também são boas pedidas para quem quer entender que problemas sempre existirão, mas que não devem ser transformados em algo assustador e, muito menos, nos levar a adoecer.
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

A lombalgia pode ter origem emocional e laboral

Lombalgia é o nome dado às dores na parte inferior das costas, dores na coluna ou dor lombar.

Síndrome do Pânico: Quando a mulher tem medo de tudo e de todos

A Síndrome do Pânico é uma doença que causa pavor e sintomas físicos graves.

Culpa: E se eu tivesse feito outra coisa?

Dor na consciência? Saiba que o sentimento de autojulgamento é bastante comum e pode estagnar sua vida.

Ansiedade: Preocupação com o que ainda não aconteceu

A vida agitada, os desgastes cotidianos, as cobranças do trabalho ou da família podem acabar gerando grande inquietação.

Enxaqueca: A maioria das vítimas são mulheres

Forte dor de cabeça acompanhada muitas vezes de ânsia de vômitos e intolerância à luz.

Fobia social: É preciso admitir que precisa de ajuda

Na maioria das vezes confundida com timidez, a fobia social se caracteriza por medos e ansiedades em excesso de não ser aceito no meio social.

Comentários
 
Mais lidas: Psicologia
Diário Feminino no seu email
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França