Filhos: dizer não é um ato de amor

Filhos: dizer não é um ato de amor
Educar um filho não é uma tarefa fácil e uma das mais difíceis é estabelecer limites para as crianças. Mesmo que seja difícil você precisa entender que educar é amar. Muitos pais ficam receosos em proibir alguma coisa depois de passar o dia todo longe dos filhos e acabam permitindo tudo. Muitos pais tendem a tentar compensar a ausência com a permissão irrestrita de tudo que a criança quer. O grande problema é que a falta de limites irá refletir na criação de uma pessoa que não sabe se controlar na sociedade.

Ao estabelecer limites você ensina seu filho a respeitar aos outros e também a si mesmo. Você mostra que a seu filho que, embora ele seja muito importante, suas vontades e desejos nem sempre serão realizados. Se você não exercer este papel, a vida vai ensinar futuramente e de uma maneira que nem sempre será agradável. Portanto tenha em mente que quando você diz "não" você está preparando seu filho para ser uma pessoa forte e feliz.

Limites para criar uma pessoa saudável e feliz


Quando você nega algo a seu filho ele não vai compreender que é um ato de amor. Choros e brigas podem ser comuns, mas tenha a certeza de que você estará preparando um ser humano gentil, educado e que terá muita facilidade para conviver na sociedade. Poupar a criança de qualquer sofrimento não é uma forma saudável de amar, pois o sofrimento é natural na vida de todos.

O ideal é que você tenha um diálogo saudável com seu filho quando nega algo a ele. Explique que você não permite algo por determinado motivo. Tente mostrar a seu filho que aquilo que você nega tem uma razão e faz sentido. Aos poucos você conseguirá impor os limites e fazer com que a criança compreenda que nem sempre terá o que quer, mas que isso não significa que seus pais não a amem.

Se você não quer que seu filho coma doces antes das refeições, explique para ele que é necessário para seu crescimento se alimentar de forma saudável e que após comer a refeição, ele poderá comer um pedaço de doce. Seja clara, objetiva e firme. Repita a explicação se necessário, mas jamais recue em uma regra para não criar confusões na cabeça da criança. Deixe as regras bem definidas e mesmo com birras, choros e apelos, mantenha sua posição. Seu filho irá te agradecer pela boa educação um dia. Hoje ele pode não compreender, mas acredite, é o melhor que você faz.
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

O ato de brincar contribui para que a criança adquira autoconfiança e autonomia

A importância do ato de brincar na infância. Quando brinca, a criança vai muito além do que se divertir.

Você e sua autoestima estão se dando bem?

A boa autoestima te tira da frente do espelho e te inspira a abrir caminhos.

Você se ama? A desvalorização de si mesma pode trazer grandes problemas

Você gosta de si mesma ou vive fazendo duras críticas ao seu próprio comportamento?

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França