Dermatite por contato

Dermatite por contato
Sua pele costuma ficar ressecada, irritada, com coceiras, ardências e vermelhidão? Pode ser que você sofra de dermatite de contato, um tipo de reação inflamatória causada pelo contato direto com algum tipo de substância. Normalmente quem sofre com a irritação não sabe o causador que pode ser uma bijuteria, um cosmético, produto de limpeza ou até mesmo tecido de roupas.

Existem dois tipos de dermatite de contato por irritante primário. A aguda, quando a irritação é causada imediatamente após o contato com alguma substância, e a crônica, ocasionada pela exposição repetida a alguma substância de baixa concentração, como no caso de uso de produtos de pele e de limpeza. Existe ainda a dermatite de contato alérgica quando a pele desencadeia reação alérgica ao ter contato com determinada substância.

Tipos de dermatites


Os sintomas dos diferentes tipos de dermatites são bastante semelhantes e o diagnóstico é feito por um médico que analisa a história clínica, aspecto e localização das lesões. Em alguns casos o médico pode optar por testes de contato para detectar os possíveis irritantes. Na fase aguda da dermatite os testes de contato não são recomendáveis para não danificar ainda mais a pele e proporcionar aumento da irritação.

Para iniciar o tratamento é feito imediatamente a suspensão da substância causadora da dermatite. O paciente não pode continuar tendo contato com a substância e por isso é tão necessária a ida a um médico assim que os primeiros sintomas se manifestarem. O profissional pode também receitar antialérgicos e por via oral ou local para tratar as reações alérgicas. No caso de infecção o médico pode optar pelo uso de antibióticos para auxiliar no tratamento.

O paciente deve apresentar melhoras no quadro logo no início do tratamento e realizar a prevenção, evitando o uso da substância causadora da irritação. No caso de voltar a manifestar a dermatite, deve novamente procurar o médico, pois neste caso é possível que a causa verdadeira da irritação não tenha sido eliminada ou que a substância possa ser encontrada em algum outro produto ou material.
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

Reação alérgica à maquiagem nos olhos: beleza e perigo de mãos dadas

A maquiagem pode se tornar uma arma perigosa que ameaça a saúde dos olhos.

Varizes na mulher: estética e saúde

A má circulação provoca inchaço nas veias e além das dores deixa a pele com aspecto feio.

Acnes ou espinhas: o mais importante os espelho não mostram

É muito importante se prevenir quanto a possíveis cicatrizes que marcam a pele.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França