Corrente de email ataca eficácia das pílulas Yasmin e Daine

Corrente de email ataca eficácia das pílulas Yasmin e Daine
A multinacional Bayer Schering Pharma desmentiu que seus produtos Yasmin e Diane 35 causam trombos nas mulheres segundo informação divulgada em uma corrente de milhares de e-mails divulgados por internet. "O conteúdo desses e-mails pode confundir e gerar preocupação às milhões de consumidoras que utilizam os métodos contraceptivos de forma segura e com orientação médica" explica a empresa.

Estudos demonstram que o tromboembolismo venoso (formação de pequenos coágulos nos vasos sanguíneos) é ocorrência rara na população em geral. Esta ocorrência é mais freqüente em mulheres durante a gravidez do que nas usuárias de contraceptivos. Segundo o relatório do CPMP/EMEA (órgão regulatório Europeu), temos os seguintes índices, calculados por 100.000 mulheres-anos:

- 5 a 10 casos em não usuárias de pílulas.
- 20 a 40 casos em usuárias de pílulas.
- 60 casos durante a gravidez.

Apesar de raro, este efeito adverso é mencionado nas bulas de todos os anticoncepcionais hormonais para orientação às consumidoras e à classe médica. Este tipo de medicamento é contra-indicado para mulheres com histórico atual ou anterior de problemas circulatórios, derrame ou ataque cardíaco, entre outras situações, devendo sempre ser levado em consideração os fatores genéticos.

Bayer Schering Pharma defende que a "eficácia e a segurança de Yasmin e Diane 35" foram demonstradas em extensos estudos clínicos e pesquisas científicas. Eles estão entre os remédios combinados hormonais orais mais vendidos no Brasil e no mundo. "Os produtos são desenvolvidos e produzidos a partir dos mais rigorosos controles de qualidade" explica Bayer Schering AG.

Yasmin y Diane 35


Yasmin (etinilestradiol e drospirenona) é um contraceptivo oral hormonal lançado no Brasil em 2003. Devido à sua ação antimineralocorticóide, a drospirenona evita a retenção líquida, ameniza a sensação de inchaço e contribui para a manutenção do peso, além de aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual.

Diane 35 (etinilestradiol e acetato de ciproterona), é um medicamento hormonal com comprovado efeito deinibição ovulatória. É indicado para tratar distúrbios androgênicos como acne, seborréia, hirsutismo (excesso de pêlos) e ovários policísticos. Diane 35 se vende no Brasil desde 1990.
Marta Smith
Links patrocinados
 
Veja também

50 anos da Pílula e de liberdade para a mulher

Celebramos os 50 anos da pílula anticoncepcional, um momento histórico para luta pela igualdade de direitos da mulher.

Sintomas da cólica na menstruação

A cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Juntamente à tensão pré-menstrual, é uma das principais queixas das mulheres.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França