Terapia Hormonal no tratamento de problemas sexuais na menopausa

Terapia Hormonal no tratamento de problemas sexuais na menopausa
O papel dos hormônios no tratamento de problemas sexuais é bastante polêmico. É evidente o beneficio da terapia com estrógenos no alívio dos sintomas vasomotores e geniturinários. Em relação ao uso da testosterona, que tem sido recomendado para mulheres que apresentam diminuição do desejo sexual como o fim da menstruação, alguns trabalhos sugerem que este hormônio pode aumentar a motivação sexual e/ou melhorar a resposta sexual.

Outros estudos demonstram a possibilidade da interferência de muitos outros fatores nesses resultados.

O hipoestrogenismo (falta de estrógenos) pode acarretar alterações do aparelho geniturinário que, se não forem corrigidas, podem afetar a qualidade de vida da mulher no climatério. A genitália feminina e as vias urinárias têm origem embriológica comum.

Os epitélios vaginal e uretral possuem receptores de estrogênio, de maneira que ambos são comprometidos com a queda dos níveis estrogênicos e respondem à terapia hormonal (TH), por via local ou sistêmica. Quando são empregados esquemas adequados de esteróides sexuais, os sintomas do climatério podem ser aliviados ou mesmo eliminados, impedindo o aparecimento de disfunções sexuais decorrentes da deficiência hormonal. Contudo, vários autores ressaltam que algumas mulheres mesmo não fazendo tratamento hormonal, continuam mantendo atividade sexual sem dificuldade. Esse fato é atribuído à regularidade da prática sexual, entre outros aspectos.

Efeitos da falta de hormonios na menopausa


Um dos sintomas mais incômodos relatados pelas mulheres no climatério e na menopausa é a fragilidade da mucosa vaginal, com sensação de ardor e prurido, que também pode ser tratados com outros meios não hormonais. Como a lubrificação nessa fase se faz mais lentamente, o período de estimulação sexual necessita ser mais prolongado, podendo ser utilizado um lubrificante antes da penetração. As carícias também necessitam de mais delicadeza porque o adelgaçamento leva à maior sensibilidade da mucosa e do clitóris.

É uma boa ocasião para deixar de pensar só nos genitais como fonte da sexualidade e descobrir outras zonas de prazer no seu corpo. O conhecimento acerca da sexualidade humana está em constante evolução, havendo ainda algumas lacunas. Por isso, é importante o aprofundamento sobre aspectos orgânicos e, principalmente, sobre os aspectos psicológicos e socioculturais da mulher no climatério, para nortear tanto as orientações para a promoção da sua saúde sexual, quanto à conduta terapêutica que se fizer necessária.
Marta Smith
Links patrocinados
 
Veja também

Alimentação saudável contra a osteoporose na mulher

A alimentação tem papel fundamental para prevenção e controle da osteoporose.

Problemas sexuais no climatério e menopausa

O mito de que o fim da menstruação significa o fim da sexualidade é totalmente falso.

Menopausa não é uma doença

O climatério e a menopausa são uma fase biológica da vida da mulher e não um processo patológico.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França