Menopausa: Viva de bem com essa fase da vida

A menopausa ainda traz para as mulheres muitas dúvidas
Vista ainda como um mito por muitas pessoas e confundida como uma doença, a menopausa ainda traz para as mulheres que estão nessa fase da vida, muitas dúvidas, medos, tabus e não são poucas as vezes que sofrem algum tipo de preconceito. Numa sociedade machista em que ainda vivemos é comum ouvir comentários maldosos responsabilizando todo tipo de mal humor à menopausa.

Essa fase da vida feminina é marcada por sintomas incômodos como transpiração e calor em excesso devido a alterações nos vasos sanguíneos. Tais sensações às vezes vem seguidas de calafrios e acompanhados de insônia. Mas não acaba aí, pois às vezes vem junto aquela vontade de chorar sem motivo e depois do choro vem aquela raiva de tudo ou de nada ao mesmo tempo. Algumas mulheres percebem também alterações na pele pois esta, fica mais fina e ressecada, a gordurinha saliente da barriga e quadril insiste em aparecer cada dia mais, teimosa, querendo se exibir diante do espelho como se fosse um troféu ganho por todos os anos vividos até ali. Também ficam ressecados os órgãos genitais perdendo a lubrificaçao natural e provocando dor durante o ato sexual.

Vida sexual na menopausa


Diante desses sintomas, a mulher pode sentir-se como se tivesse perdendo sua feminilidade, afetando então sua autoestima. Com isso é preciso ter cuidado para que sua libído seja comprometida pelo quadro psíquico afetando assim a vida sexual. É hora também de ficar atenta e se prevenir contra a osteoporose.

Todo esse turbilhão de emoções e sensações acontece no corpo feminino devido a alteração hormonal que se inicia por volta dos 45 anos para a maioria das mulheres, quando tais hormonios ingratos resolvem bater em retirada sem aviso nenhum remorso, deixando as taxas relativas a eles em nível baixo no sangue.

Mas é possível fazer as pazes com tudo isso e viver de bem com essa fase da vida. O importante é manter a calma, encarar como uma fase natural da vida humana e procurar ajuda médica. Somente através de exames laboratoriais é possível identificar qual o tratamento certo para cada mulher, pois cada organismo reage de uma forma, seja qual for a situação. Um médico de confiança com certeza vai saber orientar qual a maneira mais eficaz para cada caso.

Alguns cuidados simples do dia a dia podem ajudar como a atividade física para prevenir e combater a osteoporose e doenças cardíacas como a hipertensão, é também excelente auxiliar contra insonia. A alimentação rica em fibras e calcio é forte aliada nesse processo, sendo necessário ter cuidado com as gorduras e açucares, que se não forem banidos de vez, devem ser usados com muita moderação.

Viver a vida intensamente na menopausa


No mais, é importante relaxar, viver a vida intensamente. Chorar se tiver vontade, do mesmo jeito rir, achar graça de tudo ou de mesmo de nada. A menopausa deve ser vivida naturalmente como todo o resto que acontece na vida, desde que já se tenha buscado toda a orientaçao de que precisa com seu médico.

É preciso desfazer esse mito que atormenta gerações. Para isso é importante que na relação entre mãe e filha exista confiança para se falar de certos assuntos desde a adolescencia, quando surgem as grandes dúvidas e curiosidades e que estas meninas tenham o privilégio de crescerem sabendo o que de fato ocorre nessa maravilhosa máquina que é o corpo humano.
Maria das Graças
Links patrocinados
 
Veja também

A vantagem da homeopatia na menopausa

O tratamento homeopático na menopausa conta com os fitohormônios.

Problemas sexuais no climatério e menopausa

O mito de que o fim da menstruação significa o fim da sexualidade é totalmente falso.

O DIU medicado (Endoceptivo) antes da menopausa

O endoceptivo provoca diminuição gradativa do fluxo menstrual

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França