Síndrome de Burnout: uma doença do trabalho

Síndrome de Burnout mulher

Você conhece a Síndrome de Burnout? Talvez não pelo nome, mas os sintomas da síndrome podem ser velhos conhecidos seus. Definida como um desgaste emocional extremo, a Síndrome de Burnout vai além do estresse. Um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, a síndrome ataca pessoas que trabalham muito e são extremamente cobradas pelos outros e, principalmente, por si mesma. Os sintomas iniciais são a exaustão emocional e forte sentimento de incapacidade, que faz você sentir que poderia dar mais de si no trabalho.

O termo burnout é originário da língua inglesa e, na tradução, quer dizer queimado ou esgotado. A Síndrome de Burnout é também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, pois consome o profissional tanto emocionalmente, quanto fisicamente, deixando-o em um estado de esgotamento absoluto. O comportamento de quem tem com a síndrome também é fortemente abalado, por isso, o emprego de quem sofre com a doença pode acabar sendo comprometido.

Síndrome de Burnout


A dedicação exagerada à vida profissional é uma característica marcante de pessoas que possam vir a desenvolver a Síndrome de Burnout. O desejo de se destacar profissionalmente, o medo de falhar e a autocobrança acabam exigindo muito do intelecto e a pessoa trabalha mais do que é capaz. O portador da síndrome mede a autoestima pela capacidade de realização e o sucesso profissional e, o que inicialmente era ser prazeroso, pode se tornar uma experiência traumática.

Os sintomas são variados e podem ir desde fortes dores de cabeça à tonturas e tremores. O portador da síndrome também pode sentir dificuldade de concentração e oscilações de humor. Por esses motivos, além do rendimento profissional cair consideravelmente, o profissional corre sérios riscos de comprometer o seu emprego.

Por ser um distúrbio psíquico, a síndrome requer tratamento e antes que seu emprego seja colocado em risco, procure um médico psiquiatra. E lembre-se, o trabalho é, sem dúvida, um setor muito importante da sua vida, mas jamais deve ser colocado em primeiro plano, pois dedicação exagerada pode trazer inúmeros malefícios para sua saúde.

Veja a lista de áreas de atuação profissional mais estressantes:
1- Tecnologia da Informação
2- Medicina
3- Engenharia
4- Vendas e Marketing
5- Educação
6- Finanças
7- Recursos Humanos
8- Operações
9- Produção
10- Religião
Letícia Murta
Links patrocinados
 
Veja também

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente.

O que fazer ao acordar desempregada?

O mundo atual passa por transformações rápidas onde as mulheres são levadas a procurar mudanças diariamente para sobreviverem e nem percebem.

Compulsão por trabalho, o drama das mulheres 'workaholics'

Dedicação excessiva à vida profissional é um desequilíbrio.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França