O mal de Alzheimer atinge mais mulheres que homens

mulheres doença ou mal de Alzheimer
A doença ou mal de Alzheimer, é uma doença degenerativa que afeta o cérebro, atingindo principalmente o funcionamento da memória fazendo com que a pessoa portadora perca as noções de espaço e tempo.

Atinge a terceira idade acima dos 65 anos e de acordo com pesquisas quanto mais avançada a idade, maiores são os riscos e seu índice aumenta na população acima dos 85 anos, causando atrofia do cérebro e aumento de riscos de infecções de garganta. É uma doença degenerativa do organismo que afeta principalmente os neurônios e não é contagiosa nem infecciosa.

De acordo com essas mesmas pesquisas, o mal de Alzheimer atinge mais mulheres que homens, o que pode ser atribuído, ao fato de que elas vivem mais que eles. O sintoma mais freqüente e que se manifesta de forma mais acentuada, é a constante falha de memória que, faz com que a pessoa esqueça totalmente de fatos ocorridos, muitas vezes perde a noção de onde está, perdendo totalmente sua autonomia de locomoção, o que torna perigoso sair sozinha.

Devido a constantes falhas de memória, a doença de Alzheimer é conhecida popularmente como demência e confundida com caduquice. Aos primeiros sinais diferentes no idoso, como mudanças de humor, desinteresse em hábitos de rotina como tomar banho, cuidar da própria aparência, lapsos de memória, é importante que a família busque ajuda médica para avaliação adequada para que este mantenha uma boa qualidade de vida, mesmo com algumas limitações.

Cuidar de um paciente com o mal de Alzheimer


Jamais se deve excluir o paciente de seu convívio familiar e social, principalmente em festas comemorativas em que sempre esteve presente. Deve-se sempre buscar alternativas para novas adaptações em que seu ente querido se sinta amado, querido, desejado, mesmo vivendo um momento diferente da vida.

É importante que ele nunca se sinta rejeitado e nem alvo de algum tipo de preconceito. Jamais o deixe sair sozinho, pode ser perigoso devido aos lapsos de memória. Procure fazer caminhadas ao ar livre, de forma descontraída e alegre com ele. Seja presente de forma sutil, discreta, para que seu idoso não se sinta vigiado e sim querido.

Dê muita atenção, carinho, amor e nunca deixe de procurar ajuda médica. Leve o paciente regularmente ao médico, para que receba o tratamento adequado e você também receba orientação segura de como cuidar com segurança.

Lembre-se que cuidar bem é a maior prova de amor que se pode dar a quem amamos e seu ente querido continua sendo aquela pessoa especial que sempre foi para você, apenas está vivendo uma realidade natural das fases da vida.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Depressão: O mal do século

Depressão. Essa palavra passou a fazer parte do dia a dia das mulheres e se tornou muito comum nos tempos modernos.

Narcolepsia: Saiba se a sonolência diurna que você sente é normal

Preguiça ou doença? A narcolepsia é uma condição neurológica e causa enorme sono durante o dia.

Como a mulher pode evitar a osteoporose

A osteoporose significa ossos porosos, frágeis, provocados por deficiência nutricional e distúrbio do metabolismo mineral.

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França