A inveja pode ser negativa ou positiva, depende de você

inveja mulheres
Crescemos ouvindo de nossos pais ou parentes bem próximos, que é muito feio sentir inveja e que ser alvo de inveja é ruim e perigoso, pois pode trazer atraso de vida e outras coisas indesejadas. A inveja pode ser negativa ou positiva, dependendo da maneira que lidamos com ela.

Existe aquele sentimento de admiração que podemos ter por alguém que nos levam sempre a nos espelhar na pessoa ou sentir frustração por não sermos iguais a ela ou termos os mesmos bens materiais ou imateriais, como capacidade intelectual, bom emprego e tal sentimento nos faz sentir inferior diante da pessoa.

Há aqueles sentimentos também em que podemos sentir admiração, mas, diante da frustração sentimos raiva a ponto de querer impedi-la de ir em frente, se não podemos ir junto. Isso tudo são simplesmente reflexos de sentimentos individualistas, manifestações de egocentrismo.

As mulheres e a inveja


Isso pode ser também traduzido como a inveja, que pode levar alguém para frente ou a estagnação. A inveja é ruim, quando fazemos dela uma obsessão, onde faço tudo par imitar o alvo de minha inveja, deixando de lado o curso de minha própria vida a ponto de prejudicar o outro ou querer viver sob sua sombra.

As mulheres geralmente vivem bem mais essas relações de inveja, sendo invejosas ou invejadas. E isso ocorre com muita freqüência dentro do próprio circulo de amizades, familiares ou no local de trabalho, muitas vezes de forma imatura.

Nesses casos nascem às rivalidades, competições, manifestações reais de egocentrismo e individualismo. O pior é que essas manifestações acontecem de forma amigável, numa guerra fria, civilizada, onde tudo é permitido como copiar um modelo de vestido, sapato, cabelo, carro, fazer um curso sem gostar só porque a amiga está fazendo, tentar atrapalhar a promoção da colega porque queria estar no lugar dela ou dar em cimade um rapaz só por ser ele o namorado dela.

Isso é muito comum entre as jovens da sociedade moderna onde, na verdade a mulher não vive querendo impressionar os homens, mas sim outra mulher, medindo força, testando poderes, numa concorrência e rivalidade civilizada que chega a ser cômica.

A verdadeira inteligência consiste em usar esses sentimentos como aliados para nos fazer crescer como pessoa, como profissional. Só invejamos aquilo que admiramos muito. Então, porque não usamos esse sentimento para nos fazer crescer como ser humano e como profissional. Espelhar em algo bom, de forma construtiva, é caminhar rumo a muitas realizações que jamais pensamos conseguir.

Se você é invejada, sinta-se feliz, pois significa que você é admirada e serve de espelho com bons reflexos. Se sente inveja de alguém que admira, procure transformar isso em algo positivo, procurando aprender mais com essas qualidades que você tanto admira na outra pessoa.

Faça dessa pessoa, uma amiga e aliada para a vida e não uma adversária. Só invejamos o que admiramos e só admiramos aquilo que se identifica com pelo menos um pouquinho de nossos ideais. Use esse sentimento como uma ponte e não como uma barreira em sua vida.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Afetividade: reaprenda a amar o mundo

Reaprenda a conjugar o verbo amar. Deixar de lado, o medo de expor sentimentos como, dizer que ama ou admira alguém.

Amor à distância pode dar certo?

A internet facilitou o contato de quem se ama e é separado por uma barreira geográfica.

Filhos: dizer não é um ato de amor

Saiba impor limites para criar uma pessoa saudável e feliz.

Você se ama? A desvalorização de si mesma pode trazer grandes problemas

Você gosta de si mesma ou vive fazendo duras críticas ao seu próprio comportamento?

Comentários
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França