La feminilidade da joven soltera e adolescente

Feminilidade da joven soltera e adolescente

A era tecnológica nos traz com muita rapidez, milhões de informações diariamente de forma que não tenhamos tempo de digeri-las como deve ser: analisando.

A maioria dessas informações tem grande apelo sexual, muitas vezes com conteúdos que não tem nenhuma relação com sexualidade. Isso faz que todos nós, inclusive crianças e adolescentes, fiquem expostos a tais informações nem sempre exatas.

Se o assunto é sexualidade, ainda é envolto a muito tabu, principalmente por parte dos pais que, sentem dificuldades em falar sobre sexo com os filhos. Então, a família que poderia ser a fonte segura dessas informações prefere passar a bola pra frente, mas não sabemos ainda pra quem.

A adolescência é marcada por grandes turbulências psicológicas causadas pelos fatores físicos, onde as jovens procuram firmar sua feminilidade, em meio a inúmeras dúvidas sobre o próprio corpo. Começam as dúvidas sobre a sexualidade como quando e com quem iniciar a vida sexual, uma vez que a primeira relação ainda continua sendo um marco importante na vida da menina e também do menino.

Os riscos de uma gravidez na hora errada


Mas também vem à mente, os riscos de uma gravidez na hora errada, os sentimentos de culpa diante de novas sensações descobertas através do sexo. A masturbação que já é um ato normal na vida humana, se intensifica ainda mais na adolescência como forma de vivenciar essas novas sensações e redescobrir o próprio corpo.

Nos dias atuais, a vida sexual ativa começa cada vez mais cedo e os rapazes continuam sendo os mais ansiosos por esse momento. As meninas, continuam mais observadoras cuidadosas na escolha de seu primeiro parceiro e do momento certo e costumam adiar por mais tempo seu inicio na vida sexual.

Geralmente,o adolescente ele ou ela, tem esse inicio apenas para viver as novas sensações e se descobrirem através dessas emoções, sem nenhum envolvimento afetivo. É o que chamam de ficar.

É nesse momento que, se faz necessário a intervenção do adulto como mediador de informações certas na hora certa e os adultos mais indicados para isso são os pais.

Nunca tenha vergonha de falar com seu filho ou filha sobre


- Doenças sexualmente transmissíveis,
- Consequências de uma gravidez em hora errada.

Deve falar claramente que tudo que é bom tem seu preço e que toda ação traz consequências. Oriente, para que seu filho viva sua sexualidade de forma saudável e responsável. A forma como será essa conversa vai depender do vínculo de confiança existente entre vocês.
Graça Campos
Links patrocinados
 
Veja também

Fim do relacionamento, não o fim do mundo

Terminar uma relação dói, mas não precisa acabar com a vida de ninguém.

Amor à distância pode dar certo?

A internet facilitou o contato de quem se ama e é separado por uma barreira geográfica.

Falta de amor e desejo sexual pelo seu namorado ou marido

Baixa da libido pode ser causada por muitos fatores.

Comentarios
 
Más Diario Femenino
 
SAÚDE

Ciclo menstrual irregular: fique atenta aos motivos

Causas da menstração irregular

 
DIETA

Chá branco ou verde? Qual o melhor dos dois chás para emagrecer

Há quem acha que o chá branco emagrece mais do que o chá verde

 
SAÚDE

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um dos mais comuns e mais irritantes problemas das mulheres

 
PSICOLOGIA

Abraço: Linguagem universal que faz bem a alma

Ainda não há palavra que defina exatamente a emoção de abraçar ou ser abraçada por quem queremos bem

 
PSICOLOGIA

Marketing pessoal: o segredo do sucesso profissional

Aprenda técnicas usadas pelas empresas para vender sua imagem e se destacar profissionalmente

 
 
Diario Feminino no mundo: Espanha França